10 DICAS para começar a gravar vídeos para o seu Negócio

Se você ainda não usa vídeos para divulgar o seu produto, serviço, enfim, para divulgar o seu empreendimento, com certeza você está perdendo clientes e, consequentemente, perdendo dinheiro. Afinal, por que você deve começar a gravar vídeos para o seu negócio, principalmente se você usa as redes sociais para divulgá-lo?

1- FACILIDADE DE COMPREENSÃO – A resposta está na facilidade de compreensão da mensagem por parte do público. A capacidade de retenção de uma informação é de até 95% nos vídeos, enquanto que para textos essa retenção não passa de 10%. E a explicação para isso é simples, o cérebro humano processa as imagens de uma maneira muito mais rápida. Além disso, consumir vídeos exige bem menos concentração e atenção do que qualquer outro formato.

2-MAIOR TRÁFEGO DA INTERNET – Há, ainda, uma outra grande razão pela qual você deve iniciar já a produção de vídeos expondo seu produto e serviço. Estima-se que, até 2020, 80% de todo o tráfego de dados da internet será de vídeos. E não é difícil perceber que essa realidade já está chegando, afinal, 500 milhões de pessoas assistem vídeos todos os dias na internet. E você ainda não está usando vídeos na divulgação de seu empreendimento? Não vá reclamar depois que seus concorrentes estiverem usando primeiro que você!

As “desculpas” para não iniciar são diversas

3 – TENHO VERGONHA  – Essa é a “desculpa” da maioria das pessoas. Mas, aqui pra nós, vergonha paga conta?  Vergonha paga boleto bancário, fatura do cartão ou aluguel? Vergonha não paga nada disso, portanto,  comece a pensar em utilizar, o mais rápido possível, esse recurso fantástico que é o vídeo, como forma de divulgação de seu negócio.

4 -NÃO SOU PROFISSIONAL – “Não sou ator!”, “Não sou atriz!”… Esqueça tudo isso, afinal, os vídeos que fazem mais sucesso na internet são os vídeos com naturalidade. E aí estão os Youtubers fazendo sucesso e ganhando dinheiro com vídeos, muitas vezes simples e informais.

5 – NÃO FICO BEM – Você não está gravando vídeos para participar de concurso de beleza! O público está interessado no conteúdo do que tem para mostrar. É claro que cuidados básicos com a aparência são necessários sim: cabelo e roupas, principalmente. Isto porque qualquer coisa que  tire a atenção do público, lógico que irá prejudicar a mensagem a se passar.

6 – MINHA VOZ FICA HORRÍVEL – Você não está fazendo concurso para locutor! É natural que você ache diferente a sua voz, afinal, você está acostumado a ouvi-la de uma forma “interna”, totalmente diferente de escutá-la reproduzida em um aparelho externo.

7 – EU NÃO TENHO EQUIPAMENTOS – Hoje a maioria dos Youtubers produzem seus vídeos (gravação e edição), através de celulares. Qualquer smartphone, por mais simples que seja, já permitirá que você comece sua produção. Há uma grande quantidade de aplicativos de edição de vídeos, alguns deles gratuitos.

Dois conselhos para começar:

8 – ESCOLHA UM TEMA FÁCIL – Isso mesmo. Escolha um tema que você tenha familiaridade e que você goste de falar sobre ele. Faça de conta que está explicando algo sobre seu produto, serviço ou negócio para alguém presencialmente. Faça isso quantas vezes forem necessárias, até “destravar” e ficar o mais próximo do natural possível.

9 – GRAVE DIRETO, SEM PAUSAR – Ao gravar, evite ficar parando (desligar a câmera ou o celular e recomeçar)  toda vez que errar. Fazendo assim, depois de um certo tempo começa a ficar cansativo e estressante, o que contribui, ainda mais, para a desconcentração. Ao contrário, ligue seu equipamento (câmera ou celular) e grave direto e depois edite (corte as partes em que errou). Se errar, pare, volte onde errou e recomece, sem desligar o equipamento.

10 – COMECE A COMPARTILHAR SEUS VÍDEOS – Não espere a perfeição! Logo que gravar seus primeiros vídeos, não deixe de postá-los em suas redes sociais. Você poderá poderá postar no YouTube (e compartilhar o link no Facebook e WhatsApp),  postar direto no próprio Facebook e encaminhar para seus amigos através do WhatsApp. Além disso, o Instagram é hoje uma das melhores plataformas para compartilhamento de vídeos, com diversos locais dentro do próprio App para postar: Stories, Feed e no canal de vídeos do próprio Instagram, o IGTV (super recomendo, pois você tem a opção de mostrar uma prévia do vídeo no seu Feed, o que aumenta as chances de visualização).

Então, gostou das dicas? Salve este artigo, compartilhe com seus amigos e não deixe de me seguir, principalmente no Instagram (veja abaixo os links), onde todos os dias compartilho dicas de Comunicação para Mídias Digitais, com foco nas Redes Sociais. E se quiser se aprofundar mais sobre como criar conteúdo inteligente para suas redes sociais, envie mensagem para o WhatsApp aqui da Escola de Conteúdo Digital, que eu vou estar te enviando sempre boas dicas: (21) 97510-2189.

Grande abraço!

ASSISTA O VÍDEO “COMO GRAVAR VÍDEOS PARA DIVULGAR O SEU NEGÓCIO”

AUTOR:

LUIS PIMENTA

Jornalista & Radialista

PERFIS NAS REDES SOCIAIS:

www.instagram.com/luispimenta.jornalista

www.facebook.com/luispimenta.jornalista

www.youtube.com/blogdopimentarj