3 erros que podem fechar o seu negócio

Em tempos difíceis, com o encolhimento da atividade econômica, três coisas se tornam fatais para qualquer Empreendimento (não importa o tamanho):

  • Falta de planejamento
  • Clientes insatisfeitos
  • Desprezar a concorrência

NÃO PLANEJAR – É nos negócios mal planejados, sem uma estrutura mínima de gestão, que as crises se tornam fatais. Sem controle financeiro (o que entra e o que sai), logo o negócio começa a perder fôlego,  e continuar na caminhada pode se tornar inviável.

NÃO OUVIR OS CLIENTES – Segundo pesquisas, um negócio pode perder até 80% dos clientes “muito insatisfeitos”, sendo que destes, a maioria (95%) vão embora sem falar nada. Portanto, da próxima vez que seu cliente reclamar, OUÇA-O, pois ele está dando sinais que quer ficar!

IGNORAR A CONCORRÊNCIA –  Para início de conversa, concorrência não é sinônimo de inimigo. Ao contrário, encare-a como um termômetro para o seu próprio negócio. Procure observar o que ela tem de melhor e faça a diferença. E mais, veja seus pontos fracos e erros, evitando cometê-los.

Quer se aprofundar neste assunto? Saber mais sobre planejamento financeiro em momentos de crise, relação com clientes e concorrentes? Então conheça o conteúdo do meu livro “COMO DINAMIZAR NEGÓCIOS EM TEMPOS DE CRISE” .  Se preferir, mande mensagem para o WhatsApp da Escola de Conteúdo Digital,  que lhe dou todas as informações: (21) 97510-2189.

AUTOR:

LUIS PIMENTA

Jornalista & Radialista

PERFIS NAS REDES SOCIAIS:

www.instagram.com/luispimenta.jornalista

www.facebook.com/luispimenta.jornalista

www.youtube.com/blogdopimentarj