3 aplicativos essenciais para crescer no Instagram

Como aumentar o número de curtidas, comentários e seguidores no Instagram? Esta, talvez, seja a maior pergunta ou o maior dilema daqueles que escolhem o Instagram para expandir seus negócios nas redes sociais. A resposta poderia se resumir em: ter um bom conteúdo. O que envolve ter uma “linha editorial” daquilo que vai postar, boa produção de conteúdo e planejamento das ações (postagens e interação com os seguidores).  E se eu te disser que você pode ter essas tarefas facilitadas com a ajuda de apps? E quais são eles? Leia o artigo até o final que irei apresentar três aplicativos para Instagram que vão te ajudar em sua tarefa diária de administrar seu perfil na plataforma.

Os três aplicativos que escolhi têm relação com três etapas importantes do dia a dia da administração  de um perfil no Instagram:

  • Planejamento
  • Produção de Conteúdo
  • Execução de Tarefas

 São eles:

  • Trello
  • Inshot
  • mLabs.

Trello – Planejamento e organização de postagens

Antes de mais nada, quero dizer que com o Trello você pode organizar TUDO, desde suas postagens no Instagram até mesmo as tarefas de casa, estudos, projetos e etc. Você ajusta a interface do Trello conforme o seus objetivos. De forma bem básica, você tem as seguintes divisões: Quadro, Listas (ou Colunas) e Cartões. Exemplo:

QUADRO: Um Quadro é dividido em várias Listas ou Colunas. Digamos que você crie um Quadro denominado “Postagens da Semana”.

Tela de Quadros do Trello, versão desktop

LISTAS OU COLUNA: Dentro de um Quadro você pode colocar quantas Listas desejar. No nosso exemplo “Postagens da Semana”, você pode criar Listas/Colunas com os dias da semana: 2ª feira, 3ª feira… 

Tela do aplicativo Trello
Tela de Colunas e Cartões do Trello, versão desktop.

CARTÕES: Dentro de cada Lista ou Coluna, você pode colocar quantos Cartões desejar. No caso de nosso exemplo, os Cartões poderiam ser os tipos de Posts para cada dia. Então você poderia ter em uma Lista um Cartão para o Feed, outro para o Stories. E o mais legal é que dentro de cada Cartão você pode inserir texto, imagens, anexos, etiquetas, prazos para execução do trabalho e muito mais. 

Ter uma conta no Trello é bastante fácil e você pode usar as funções gratuitas sem nenhum problema, inclusive compartilhando o trabalho com sua equipe. Existem duas versões, uma para desktop e outra para celular (Android e iOS), ambas as versões são sincronizadas. Desta forma, um trabalho que você comece no desktop, poderá concluir ou continuar no celular ou vice e versa. Após criar sua conta, você encontra um exemplo de Quadro, com Listas e Cartões, tudo bem explicado pela equipe do Trello. Mas não se preocupe, o aplicativo é bem intuitivo.

 

Inshot – Produzindo seu conteúdo de foto e vídeo

Prosseguindo em nossa apresentação dos 3 bons aplicativos para Instagram, vamos falar do Inshot. Assim como o Trello, o Inshot também possui uma versão gratuita e uma versão Pro (paga). Mas, acredite, na versão free é possível produzir muita coisa legal, como a edição de vídeos e fotos.

VÍDEOS – Na aba de edição de vídeos, você carrega seu arquivo e, independente da posição que você gravou o vídeo, pode criar um novo arquivo em formatos variados: 1:1 e 4:5 (Feed Instagram), 16:9 (Youtube), 9:16 (Stories Instagram), 3:4, 4:3, 2:3, 3:2, 2:1 e 1:2. Além disso, pode adicionar textos (em vários estilos e efeitos), filtros, música e stickers. Isso sem falar que poderá alterar a velocidade do vídeo, cortá-lo, emendá-lo com outros vídeos e muitas outras funções. Na hora de salvar, outra boa surpresa, você  poderá criar um rascunho e voltar a editá-lo depois, além de versões de salvamento em 1080P, 720P e 640P.

FOTOS – Na aba de fotos, você tem quase todas as funções descritas acima para Vídeos (diversos formatos, filtros, textos, fundo e stickers), além da possibilidade de colocar molduras em suas imagens. 

COLAGEM – Tem todas as funções descritas acima em Fotos, com a diferença de poder criar uma imagem composta de várias fotos.

O Inshot não possui uma versão para desktop, só para celular, disponível na Google Play e App Store.

 

Tela do aplicativo Inshot
Tela inicial do Inshot, com as opções Vídeo, Foto e Colagem

 

mLabs – Praticidade no agendamento de postagens

E, por fim, depois do planejamento e da produção do conteúdo, chegou a hora da publicação. Aliás, um momento tão importante quanto aqueles falados anteriormente. Isto porque um conteúdo postado dentro do horário certo, tem um enorme potencial de engajamento e chances de sucesso. É importante conhecer os melhores horários para postagens, períodos em que seus seguidores estão em maior número online.

As contas comerciais do Instagram possuem o Insights, uma aba onde é possível se acompanhar o desempenho das postagens, perfil do público (percentual de gênero e localidade).  Além disso, os melhores dias e horários para publicação. Lembrando que para tornar uma conta pessoal em comercial no Instagram, basta apenas que seja feita a sincronização com uma página do Facebook.

Voltando a questão do agendamento de postagens, vou ilustrar este artigo, usando como exemplo a mLabs, serviço que usamos nas redes sociais aqui da Escola de Conteúdo Digital. Vale ressaltar que a mLabs é um serviço pago, porém com preço bem em conta (planos mensal, trimestral, semestral e anual). Existe o Plano Completo e o Plano de Agendamento de Postagem. No Completo, além do agendamento de postagem, é possível acompanhar as métricas do perfil e diversos outros serviços. No Plano Agendamento, como o próprio nome já diz, é só mesmo o agendamento de conteúdo. O legal é que seja qual plano for, o serviço dá direito ao cadastramento das seguintes redes: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Pinterest e Linkedin. No caso específico do Instagram, é possível fazer o agendamento de postagens(fotos e vídeos)  para o Feed, Stories e IGTV. 

A única diferença da mLabs para as demais ferramentas que citei aqui no artigo é uma versão somente para desktop (PC). A mLabs não possui a versão em forma de aplicativo para celular.

Tela do aplicativo mLabs
Tela de agendamento de postagem da mLabs

 

Agendamento de posts gratuitamente no Facebook e Instagram

Agendar postagens na fanpage do Facebook até já era possível. A grande novidade, porém, é que a empresa anunciou agora em 2019  o Estúdio de Criação. Com ele é possível agendar postagens na página, como também no Instagram. No Insta o agendamento pode ser feito para postagens de fotos e vídeos no Feed e IGTV. Lembrando que todo o agendamento (inclusive do Instagram) é feito no Estúdio de Criação em sua fanpage. Para isso, você precisa ter a sua conta do Instagram sincronizada com sua fanpage.

Para acessar o Estúdio de Criação do Facebook é bem fácil. Em sua fanpage, clique na opção “Ferramentas” e em seguida “Estúdio de Criação”. Na parte superior do Estúdio você poderá escolher o agendamento no Facebook ou Instagram.

Tela da fanpage do Facebook, mostrando a aba ferramentas.
Clique em Ferramentas e depois em Estúdio de Criação

Vale a pena  investir em aplicativos para Instagram

Se você usa o Instagram para desenvolver ou divulgar o seu empreendimento nas redes sociais, fuja da cultura do 0800. Como muitos, não pense que tudo deve ser gratuito. Com o potencial das redes  para o desenvolvimento de negócios,  vale a pena investir em aplicativos e ferramentas, de modo especial para o Instagram. Principalmente os que facilitam o seu trabalho e, mais que isso, que permitem a produção de um conteúdo de qualidade. Encare estes custos como parte do seu investimento. Aliás, os valores para habilitar certos recursos em aplicativos são relativamente baixos, tendo em vista os benefícios que eles proporcionam.

E aí? Gostou do artigo? Quer conhecr outros aplicativos para Instagram e saber mais sobre este e outros assuntos ligados à Produção e Criação de Conteúdo nas redes sociais? Então faça parte da minha Lista VIP no WhatsApp, onde receberá dicas de Marketing Digital, Empreendedorismo e Gestão. É só enviar mensagem para o WhatsApp da Escola de Conteúdo Digital (21) 97510-2189 ou clicar no link a seguir, que sua mensagem será enviada diretamente para o nosso WhatsApp: Enviar mensagem

AUTOR:

LUIS PIMENTA

Jornalista & Radialista

PERFIS NAS REDES SOCIAIS:

www.instagram.com/luispimenta.jornalista

www.facebook.com/luispimenta.jornalista

www.youtube.com/blogdopimentarj

Imagem destacada/créditos:
Webster2703 por Pixabay

Um comentário em “3 aplicativos essenciais para crescer no Instagram

Fechado para comentários.