A importância do Público Alvo na criação de um Empreendimento

Recentemente postei um vídeo onde das muitas coisas que  falei, eu descrevi como é que se faz um anuncio no Facebook Ads. Embora não fosse esse o tema do vídeo, mas eu acabei falando, ainda que rápido, sobre como configurar anúncios  lá no Gerenciador de Negócios do Facebook. Nesse vídeo, expliquei que quando a gente vai fazer um anúncio lá no Facebook Ads é necessário que já se tenha muito bem definido qual é o Público Alvo de seu negócio ou empreendimento.

Importância do Público Alvo para configurar o Facebook Ads

Ao criar uma Campanha de anúncios no Facebook Ads, você irá precisar de detalhes importantes de seu público alvo:

  • Qual a idade
  • Qual o gênero
  • Onde mora
  • Idioma
  • Interesses

Obs.: Lembrando que listei acima os itens necessários ao Facebook Ads, porém o Público Alvo é composto de muitos outros detalhes, sendo o principal deles a renda ou poder aquisitivo, que falarei mais abaixo.

Com base nessas informações e com o valor diário que você estará investindo em seu anúncio, o Facebook (lembrando que estou falando aqui do Facebook enquanto Empresa, a mesma que é dona do WhatsApp e Instagram, e onde são configurados os anúncios dessas outras plataformas), gera uma estimativa do público a ser alcançado e do números possíveis de cliques no anúncio.

Voltando ao vídeo, muitas pessoas ficaram curiosas sobre “como fazer anúncios”. É bom ressaltar que não adianta chegar na fase de anúncios do seu negócio, sem que você tenha previamente definido, de forma clara e precisa, qual  é o seu Público Alvo e a sua Persona. Querer anunciar no Facebook, Instagram ou até mesmo no Google Ads, sem saber para que público falar, é gastar tempo e dinheiro. Esse erro tão básico, acaba fazendo com que se gaste tempo e dinheiro, além de não se chegar a lugar nenhum com campanhas mal estruturadas.

Conhecer o Público Alvo para aperfeiçoar negócios e se comunicar melhor

Engana-se, porém, quem pensa que Público Alvo é importante só para fazer anúncios, não. Mais que isso, saber para quem deve se destinar seu produto ou serviço, ajuda no aperfeiçoamento daquilo que você oferta aos clientes, além de tornar sua comunicação (postagens em redes sociais, anúncios e etc), mais certeira e eficiente. Costumo sempre dizer, quem fala pra todo mundo, não fala para ninguém.

Talvez você deve estar se perguntando a diferença entre Público Alvo e Persona (que falei anteriormente). Público Alvo é a definição econômica, social e demográfica do seu público, Persona seria esse público mais “humanizado” (quais seus desejos, necessidades, o que pensa e etc), e que estarei falando mais detalhadamente em outro artigo.

Em resumo, você precisa saber em detalhes quais as pessoas que têm chances de comprar seu produto ou serviço, e você só consegue saber quem tem potencial de se tornar seu cliente, definindo seu Público Alvo e Persona.

Como definir seu Público Alvo

De forma bem prática, pegue uma folha de papel e comece a relacionar os seguintes itens relativos ao seu público:

Seu  cliente é Empresa ou Pessoa Física? Ou seu produto ou serviço serve para ambos?

Onde essas pessoas moram? Na sua cidade? No seu estado? Caso seu produto seja local (empresa ou loja física), é interessante identificar em qual bairro essas pessoas moram ou se em cidades vizinhas.

  1. Seu público ideal é homem ou mulher. Seu produto ou serviço é unissex?
  2. Qual a idade do seu cliente em potencial? Criança, jovem ou adulto? Ou ainda terceira idade?
  3. Qual o poder aquisitivo do seu público? Definir de forma clara e precisa a faixa de renda de seu público, ajuda na hora de precificar, ou seja, colocar preço naquilo que você produz. Com base nessa informação, você pode optar por um segmento mais popular (preços baixos) ou um público mais top (com produtos focados na excelência da qualidade). Ou você pode oferecer o mesmo produto ou serviço, para ambos os públicos. Neste caso, você poderia criar linhas diferentes de um mesmo item, lógico com diferenciações em sua composição e apresentação.
  4. Qual o nível escolar do seu público? Saber com exatidão a escolaridade do seu cliente em potencial, facilita na hora da escolha de que linguagem vai adotar em suas comunicações e propagandas. E, tempos de redes sociais, que tipos de assuntos vai abordar nas mídias digitais de seu negócio.

Como conseguir esses dados do seu público

Depois que você definiu o perfil do seu Público Alvo, você deverá ir em busca desses números. Abaixo listo alguns caminhos:

  • Pesquisas IBGE: No site da instituição estão disponibilizados diversos tipos de pesquisas já prontas. Você pode procurar por sua cidade, região ou estado. //ibge.gov.br/
  • Pesquisa Google: O mais famoso de todos os buscadores também disponibiliza um sistema muito interessante de pesquisa. Você configura os dados que quer pesquisar e o formato dos questionários. Depois o Google criar um link da pesquisa para você divulgar. Ao terminar o número de questionários que você configurou para serem respondidos, o próprio Google encerra a pesquisa e gera um relatório super completo, inclusive com estatísticas e gráficos.
  • Pesquisa em suas redes sociais: Você ´pode usar, ainda, suas redes sociais para obter este tipo de informação do seu público, no caso seus seguidores. Crie enquetes e questionários, no caso do Instagram o recurso do Stories é muito apropriado para este tipo de ação. Lá podem ser encontrados recursos de perguntas e enquetes.

O assunto não se esgota aqui, mas espero ter ajudado com informações básicas sobre Público Alvo. Lembrando a enorme importância que essa etapa representa na criação do seu negócio, produto ou serviço. Não descuido disso!

Um grande abraço!

AUTOR:

LUIS PIMENTA

Jornalista & Radialista

Criador da Escola de Conteúdo Digital

PERFIS NAS REDES SOCIAIS:

www.instagram.com/luispimenta.jornalista

www.facebook.com/luispimenta.jornalista

www.youtube.com/blogdopimentarj